DOENÇAS E TRATAMENTOS
DOR ANTERIOR DO JOELHO
A dor anterior do joelho é caracterizada por uma dor crônica na frente e no centro da articulação do joelho. É comum em atletas, adolescentes ativos (especialmente meninas) e indivíduos com excesso de peso. Dor no joelho anterior refere-se a uma variedade de condições que incluem “joelho do corredor ou saltador”, tendinites e está associado na maioria das vezes a condromalácia da patela. Existe uma variação interindividual na duração e apresentação da dor.
CAUSAS
A causa é multifatorial podendo ter causas extrínsecas (trauma direto, atividades que solicitem por muito tempo a flexão do joelho, esportes como ciclismo, e etc.) ou intrínsecas (atrofia muscular, encurtamentos musculares, displasia da tróclea, valgo ou varo de joelho e tornozelo, alteração constitucional do colágeno, e etc.)
SINTOMAS
A dor é o sintoma predominante e geralmente é gradual no início. Os pacientes podem sentir uma dor incômoda nos lados, abaixo ou atrás da rótula. Às vezes, subir escadas e levantar-se ou caminhar após uma sessão prolongada pode produzir um estalido ou rachaduras no joelho. A dor também pode estar presente à noite e ser exagerada por qualquer atividade repetitiva de flexão do joelho, como pular, agachar, correr ou levantar pesos. Quaisquer alterações no nível de atividade, superfície de jogo ou equipamento também podem resultar em dor.
TRATAMENTO
A maioria dos pacientes responde ao tratamento conservador, que inclui a aplicação de gelo, repouso e exercícios de reabilitação bem programados. O gelo ajuda a aliviar o inchaço e a inflamação, o resto protege a articulação de lesões repetitivas enquanto os exercícios de alongamento e mobilização melhoram a força muscular, a flexibilidade e a amplitude de movimento. Às vezes, se necessário, medicamentos para alívio da dor e antiinflamatórios também podem ser usados. O tratamento cirúrgico é raramente indicado. Protocolos são utilizados para maioria dos casos e saber sua indicação é importante.
1ª Fase:
Repouso;
Recursos eletroterapêuticos (Ultra son, Laser, TENS e etc..);
Alongamentos da musculatura envolvida (Quadríceps, Isquiostibiais, tensor da fascia lata, adutores do Quadril e etc..);
Alongamento miofascial do retináculo lateral da patela;
Fortalecimento isométrico de Quadríceps;
Fortalecimento isotônico de glúteo médio;
Crioterapia 20 minutos 4 vezes ao dia.
2ª Fase:
Alongamentos – intensificados;
Aquecimento – bicicleta ergométrica livre (Banco Alto);
Fortalecimento:
Exercícios isotônico somente em ângulos de 0 a 30o , com cadeia cinética fechada.
Mini agachamentos, (0 a 30o), com eletro estimulação do vmo;
Elástico: extensão final (0 a 30o) e abdução;
Extensão com rotação externa do joelho,(0 a 30o) com eletroestimulação do vmo.
Retorno nas atividades físicas moderadas.
Crioterapia 20 minutos 4 vezes ao dia.
Fale Conosco
Dr. Rodrigo Lazzani © 2021
Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia do Joelho em Belo Horizonte / MG
Todos os direitos Reservados. Wdias Designer