DOENÇAS E TRATAMENTOS
JOELHO
Maior articulação do corpo humano, o joelho é uma articulação complexa composta de diferentes estruturas, incluindo ossos, tendões, ligamentos e músculos que trabalham em sinergia para manter a função normal e fornecer estabilidade ao joelho durante o movimento. Os movimentos funcionais do joelho são: flexão (dobrar), extensão, rotação medial (rodar internamente) e rotação lateral (rodar externamente). Para a execução de tais movimentos com estabilidade, o joelho possui estruturas essênciais, que serão citadas a seguir:
OSSOS
O Joelho é uma articulação articulada composta dos ossos fêmur, tíbia, fíbula e patela. A extremidade distal do fêmur, também chamado de côndilos femorais se articulam com a superfície plana da tíbia, chamada platô tibial. O platô da tíbia no interior da perna é chamado de platô tibial medial e, do lado de fora da perna, é chamado de platô tibial lateral. Os dois côndilos femorais formam um sulco no lado frontal (anterior) do joelho chamado de sulco patelofemoral. Um pequeno osso chamado patela senta-se neste sulco e forma a rótula do joelho. Ele atua como uma alavanca para o movimento de flexo extensão e também protege a articulação do joelho de trauma direto.
CARTILAGEM ARTICULAR
O movimento dos ossos causa atrito entre as superfícies articulares. Para reduzir esse atrito, todas as superfícies articuladas envolvidas no movimento são cobertas com uma camada branca, brilhante e escorregadia chamada cartilagem articular. A superfície articular dos côndilos femorais, platôs tibiais e parte posterior da patela é coberta com essa cartilagem. A cartilagem fornece uma superfície lisa que facilita o movimento. Para reduzir ainda mais o atrito entre as superfícies articulares dos ossos, a articulação do joelho é revestida por uma membrana sinovial que produz um fluido claro e espesso chamado fluido sinovial. Este fluido lubrifica e nutre a cartilagem e os ossos dentro da cápsula articular.
MENISCOS
Os Meniscos são estruturas fibrocartilaginosas internas do joelho em forma de semi-círculo que repousam sobre a face articular da tíbia, ajudam na distribuição de carga (absorção), estabilidade, lubrificação e sensação de posição e velocidade. Existem dois meniscos em cada joelho (medial e lateral) e a torção pode levar a ruptura deles.
LIGAMENTOS
Os Ligamentos são os principais responsáveis pela estabilização do joelho. Situam-se internamente, unem o fêmur a tíbia e são formados por tecido colágeno. Temos dois que cruzam a articulação, e de acordo com a sua inserção na tíbia recebem a sua denominação; o LCA e o LCP. E mais dois que se situam nos compartimentos internos e externos, o LCM e o LCL respectivamente.
O LCA é o Ligamento Cruzado Anterior, comumente acometido nas lesões esportivas, é o principal responsável para impedir a translação anterior da tíbia (ou seja, evitar que a perna vá para a frente).
O LCP é o Ligamento Cruzado Posterior, a sua lesão é mais rara, geralmente associado a traumas de alta energia, é o responsável pela estabilização posterior (ou seja, impede que a perna vá para trás).
O LCM é o Ligamento Colateral Medial, situa-se na borda interna do joelho e é o responsável para evitar a abertura em valgo (dobrar a perna para fora). A sua lesão na maioria das vezes é tratada conservadoramente.
O LCL é o Ligamento Colateral Lateral, situa-se na borda externa do joelho. É o responsável para evitar a abertura em varo (dobrar a perna para dentro). Na maioria das vezes, a lesão deste é concomitante com o comprometimento de outro ligamento.
TENDÕES
Tendões são estruturas que unem os músculos ao osso. Os músculos do quadríceps do joelho encontram-se logo acima da patela e fixam-se a ela através de um tendão chamado tendão do quadríceps. A patela também se liga à tíbia através de um tendão chamado tendão patelar. O músculo quadríceps, o tendão do quadríceps, a patela e o tendão patelar formam o mecanismo extensor do joelho. Estes tendões são os que apresentam mais lesões, sendo mais comumente em pacientes acima de 40 anos.
Fale Conosco
Dr. Rodrigo Lazzani © 2021
Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia do Joelho em Belo Horizonte / MG
Todos os direitos Reservados. Wdias Designer